O que ele disse há quase 2.000 se aplica ao nosso contexto atual?
Sri Prem Baba
Compreendo que cada Mestre vem para ensinar a um determinado grupo de almas dentro de um contexto e de uma época. Jesus não tinha um smartphone conectado ao wi-fi, não precisava se preocupar com os impactos dos avanços da inteligência artificial na sociedade. Esse contexto tecnológico é algo bem dos nossos tempos, que traz ainda novos desafios para o ser humano não se perder da meta da vida que é a autorrealização.
Mas, em comum à atualidade, Jesus vivia num cenário de transformações sociopolíticas com as quais ele estava bem envolvido. Naquela época aconteceu um Parivartan, diferente do que estamos vivendo hoje, mas também foi uma mudança de eixo na estrutura da sociedade mundial. Nosso mundo de hoje, em pleno Parivartan, que é essa tão intensa transformação planetária que estamos atravessando, ainda lida com questões muito parecidas às daquela época.
O Mestre Jesus talvez tenha sido aquele que mais influenciou o ocidente nos últimos 2 milênios. Ao mesmo tempo, também teve seus ensinamentos tão distorcidos, teve e tem seu nome usado até hoje em dia para justificar atitudes violentas que Jesus jamais faria. Esse homem, esse yogi, esse avatar pôde plantar uma semente de uma nova era para a humanidade.
Em um mundo baseado no egoísmo e cheio de desigualdades, ensinou que a verdadeira grandeza está em servir ao próximo com propósito. Em um mundo cheio de injustiças, violência, guerras e tragédias, ensinou sobre a compaixão pelos que sofrem. Em uma época em que as mulheres não tinham sequer o direito a tomarem conta das próprias vidas, Jesus as tratava com a verdade da potência que são. Em um mundo de confusões nos relacionamentos, ensinou que o perdão é como o oxigênio das relações, nutrido pela humildade. Em um mundo de intolerância e exclusão, Jesus acolhia a todos da mesma maneira, independentemente dos equívocos do passado.
Jesus veio liberar o homem da escravidão da matéria, da escravidão dos sentidos, da escravidão dos preconceitos, da escravidão do sistema de crenças vigente. Veio ensinar Yoga em Dharma, que é a união com o supremo. Veio ajudar a humanidade a despertar. O nosso contexto atual, apesar dos desafios extras trazidos pela revolução tecnológica, segue sendo tão disfuncional como na época de Jesus. Assim como nos tempos de Jesus, atualmente o Universo está nos conduzindo para nascer novamente. Que possamos aplicar a mensagem desse Mestre para que a humanidade evolua espiritualmente mais do que nos últimos milênios.
Namastê,
Prem Baba